19 março, 2009



No âmbito da poesia andamos a ler poemas muito engraçados.

O poema apresentado no início da aula, “O Abecedário sem juízo”, do livro “Poemas da Mentira e da Verdade”, de Luísa Ducla Soares, suscitou nos alunos um grande interesse, pela rima de certas palavras, pela utilização de nomes de pessoas, coincidindo alguns com os dos alunos da sala, bem como pelas situações de humor que a autora cria ao longo dos versos, o que veio a provocar o riso, a boa disposição e o pedido para ouvirem novamente a sua leitura na generalidade dos alunos.A aprendizagem através do lúdico, para as crianças em geral, e em particular nesta faixa etária, é de facto um trabalho gratificante, uma vez que a motivação é visível e a participação é real.


Finalizada a leitura foi hora de construir o poema da turma.




A nossa turma

Eu sou o Alexandre Manuel

e tenho um amigo que se chama Emanuel.

Eu sou a Mariana

e gosto de banana.

Eu sou o André

e vou beber com o pé.

Eu sou a Beatriz Ladeira

e tenho uma cadeira.

Eu sou o Alexandre Barão

e já vi um tubarão.

Eu sou a Beatriz

e tenho cara de perdiz.

Eu sou a Catarina

e quero ser bailarina.

Eu sou a Helena

e a minha professora chama-se Madalena.

Eu sou o Alexandre Leão

e tenho um cão.

Eu sou o Bruno

e também sou aluno.

Foi sem dúvida gratificante!

-----------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Gostámos muito do vosso poema está muto engraçado.

    viktoriya e Marina Lopes. Turma 6
    E.B.I de Santa Maria de Beja

    ResponderEliminar
  2. Gostámos deste trabaho, foi interessante. Fez-nos rir.

    Divertimo-nos muito!

    assinado:Sílvia e Fátima.E B I de Santa Maria. *****

    ResponderEliminar
  3. Este trabalho está muito fixe.
    Adorámos a parte que dizia:eu sou a mariana e gosto de banana.
    Adorámos o vosso trabalho.

    Diogo e Ângelo

    ResponderEliminar
  4. Gostámos muito do vosso trabalho, está ***** parabéns!!!!!

    Catarina P. e Rafaela C.
    4ºano turma 6
    Escola E.B.I Santa Maria

    ResponderEliminar
  5. Este trabalho está muito fixe.
    Adorámos a parte que dizia:eu sou a Mariana e gosto de banana.
    Adorámos o vosso trabalho.Está *****

    E.B.I de Santa Maria
    Diogo e Ângelo

    ResponderEliminar
  6. Gostámos do vosso trabalho, está muito engraçado.Tiveram muita imaginação.

    Ricardo e David turma 6
    EBI de Santa Maria.

    ResponderEliminar