Esta aula teve como objectivos desenvolver o convívio e o gosto pela escrita e pela leitura permitindo em simultâneo, desenvolver a consciência silábica e fonémica e consolidar o reconhecimento global de palavras.
Foi entregue a cada criança um cartão/tabuleiro contendo escritas nove palavras diferentes. Foi-lhes igualmente entregue nove pequenos círculos coloridos de cartolina.
Um aluno, voluntário, teve na sua posse um saco contendo sessenta e três pequenos rectângulos de cartolina. Cada rectângulo tinha escrita uma palavra diferente. Esse aluno baralhava, dentro do saco, os rectângulos. Retirava um rectângulo de cada vez e lia para o grupo a palavra que lá se encontrava escrita.
Todos os outros alunos verificavam se no seu cartão/tabuleiro se encontrava escrita essa palavra. Caso isso acontecesse, seria colocado por em cima dessa palavra um círculo colorido. Este processo foi repetido até que um dos alunos conseguisse colocar no seu cartão os nove círculos. Nessa altura deveria dizer em voz alta “Bingo”, vencendo o jogo.
A aula decorreu de forma muito motivadora. Não houve qualquer manifestação de desinteresse, nem mesmo por parte dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
Este jogo permitiu desenvolver um trabalho de consolidação, contribuindo também para melhorar a autoconfiança e a segurança, no processo de aprendizagem da leitura e escrita, de todos os alunos.
O interesse e entusiasmo dos alunos, revela que, em acções futuras, poderei construir novos cartões de acordo com as letras leccionadas e repetir este tipo de actividade.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Sem comentários:
Enviar um comentário