13 fevereiro, 2009

Sopa e sobremesa de imagens e palavras...

Esta aula aconteceu durante o primeiro período, mas achei por bem partilhá-la, por ter sido muito proveitosa e muito do agrado das crianças, além de que se podem sempre fazer adaptações para outros fonemas/sons...

Nesta aula confeccionaram-se uma sopa e uma sobremesa de imagens e palavras.

Em cima de uma mesa foram colocadas uma panela e uma taça.


Dentro de um saco foram colocadas Folhas A4, dobradas ao meio. De um lado de cada folha encontrava-se uma imagem. Do outro estava escrito o nome dessa imagem, onde se salientou, a cor diferente, a letra t ou a letra p. Nas palavras onde existia a letra p, não existia nenhuma letra t e vice-versa.

Voluntariamente, um aluno de cada vez, retirou do saco, uma dessas folhas, mostrando aos outros colegas apenas a imagem. Os colegas observaram-na, dialogaram acerca dela e por fim pronunciaram o seu nome em voz alta e pausadamente, de modo a conseguirem identificar os fonemas "p" e "t".


Então foi mostrada e observada pelos alunos a palavra escrita, associada à respectiva imagem. Todas as palavras que continham a letra p foram colocadas na panela. As que continham a letra t foram colocadas na taça.




Depois de todas as imagens e palavras terem sido colocadas na panela da sopa e na taça da sobremesa, foram afixadas no quadro da sala de aula. A seguir foram entregues aos alunos duas folhas A4. Numa encontrava-se uma panela desenhada, em tamanho grande e noutra, uma grande taça. Também lhes foram entregues pequenos rectângulos com todas as palavras trabalhadas que eles colaram dentro da panela ou da taça, de acordo com o grafema (p ou t).



EB1 Salvador - 1º ano de escolaridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário