A estimulação e o desenvolvimento do interesse pela comunicação escrita deverá ter como ponto de partida o interesse pela comunicação oral, que a antecede e prepara.
Os jogos de linguagem são estratégias sempre presentes na minha sala de aula, de modo a potenciar o desenvolvimento da linguagem em geral e da consciência fonológica em particular. Nestes jogos, as lengalengas, as rimas infantis e os contos rimados desempenham um papel de relevo.
O desenvolvimento da sensibilidade à rima, é um processo precursor de formas mais elaboradas de consciência fonológica. Para tal, e tendo também como intenção despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelos livros, trabalhei o livro João Porcalhão, através de uma leitura participada e do reconto oral, tendo ainda como objectivos o “saber ouvir” e o “saber expressar-se com clareza “. Houve ainda o propósito de, em interacção com a Área de Estudo do Meio, sensibilizar os alunos para as boas práticas de higiene e vida saudável.
Depois, foi tempo de deixar fluir as ideias das crianças, através da criação de novas rimas...
Turma do 1º Ano de Escolaridade - EB1 do Salvador
Sem comentários:
Enviar um comentário