03 fevereiro, 2009

P de "Pinóquio", de pai, de pia, de pua...

Este trabalho tem a sua base na exploração do filme "Pinóquio", visionado previamente pelos alunos, aquando da apresentação da letra P.


Após a referida exploração chegaram à frase: "O Gepeto era pai do Pinóquio."

Cada palavra da frase foi pronunciada pausadamente e acompanhada por um batimento com o pé no chão. Os alunos repetiram o exercício contando, em simultâneo, o número de vezes que o pé bateu no chão. Foi, então, explicado aos alunos que cada batimento dos pés corresponde a uma das palavras que formam aquela frase.

Numa segunda etapa, utilizando de novo a primeira frase "O Gepeto era pai do Pinóquio" utilizaram-se rectângulos coloridos explicando que cada rectângulo esconde uma das palavras da frase. Os rectângulos foram afixados no quadro, alinhados da esquerda para a direita.

Repetiu-se o exercício anterior, apontando para cada rectângulo e batendo com o pé no chão, mas sem verbalizar. Só depois é que foi pedido aos alunos para que, à medida que se apontasse para um rectângulo, fossem batendo com o pé no chão e pronunciando as palavras correspondentes, da frase.

Os rectângulos coloridos viraram-se deixando aparecer as palavras constituintes da frase. Procedeu-se ao exercício de globalização das palavras. Na fase seguinte a professora pede aos alunos para identificarem as palavras que a constituem, mas de forma aleatória.

Numa quarta etapa é entregue a um aluno voluntário as seis palavras constituintes da frase que foram antecipadamente baralhadas por um colega. Esse aluno e tendo como modelo a frase colocada no quadro ordena as palavras de modo a construir outra frase igual à do modelo. O mesmo exercício será repetido mas sem a presença do modelo. A frase é então, de novo, lida pelos alunos.

Depois é dar asas à vontade de ler e de escrever...



Turma de 1º ano de escolaridade - EB1 do Salvador

1 comentário: