13 maio, 2009

Há sempre um livro... à nossa espera!

Porque ler não é apenas juntar letras para formar sílabas, que formam palavras, que formam frases.
Etimologicamente ler é apreender e interpretar sentidos...



Um livro que fala sobre o crescimento, o amadurecimento, o amor e a morte, combinando as mais belas formas de expressão. Uma excelente metáfora!

Esta obra dá-nos a visão da dualidade entre a vida e a morte, a noite e o dia, o ciclo de vida que envolve a constante regeneração da Natureza.

As ilustrações foram feitas por Joana Quental e Alberto Péssimo. Joana Quental pretende mostrar uma visão optimista da Vida que se manifesta no seu lado colorido, e, por outro lado, temos a visão pessimista de Alberto Péssimo. Porque as Trevas também fazem parte da Vida...

A magnitude do texto literário de Elvira Santiago emerge num discurso de refinada beleza, onde por detrás da extrema simplicidade das palavras, surge uma multiplicidade de significados, abrindo a Poesia nelas contida.
///////////
O lado emocional é despertado pela temática do nascimento decorrente de uma morte e posterior desenvolvimento de uma flor branca, a personificação da pureza de sentimentos e atitudes.
////////
A Flor Branquinha é um ser que, para amadurecer, tem de contar com a ajuda dos amigos que vai conquistando com a sua beleza cândida, interior e exterior.
Os quatro elementos – Terra, Ar, Água e Fogo – são as pedras basilares que fomentam o seu crescimento...

3 comentários:

  1. Gostámos muito da sugestão do livro "Morte e Nascimento de uma flor".

    ResponderEliminar
  2. Gostámos muito da sugestão do livro "Morte e Nascimento de uma flor" porque está relacionado com o nascimento e com a morte.

    Manuel e Tatiana Turma 6
    EBI de Santa Maria

    ResponderEliminar
  3. Este livro é uma delicia... é simplesmente LINDO e que nos faz pensar na nossa existência e em tudo o que vamos aprendendo ao longo da nossa vida... não deixem de o ler é um livro para todas as idades :)

    Ilda

    ResponderEliminar